Convention Visitors & Bureau

Bombinhas | Itapema | Porto Belo

A origem dos Convention & Visitors Bureaus remonta ao ano de 1866, na cidade de Detroit, Estados Unidos, uma cidade de poderosa economia e grande apelo turístico, em função de suas fábricas de automóveis e outros bens duráveis. O grande número de empresários e homens de negócios de vários países que até lá se dirigem para participar de congressos, convenções e reuniões de trabalho exigiu a organização do segmento com uma atividade profissional e produtiva. Hoje, com base na eficácia do modelo americano, existem centenas de escritórios, localizados nos países e cidades de maior representatividade mundial. A finalidade de um C&VB é promover o que se conhece por "Marketing de Destino", ou seja, divulgar a cidade e região em que está instalado, por meio de ações de captação ou apoio ao maior número possível de congressos, convenções e eventos em geral , nacionais e internacionais, gerando divisas para o município, estado e país.

Santa Catarina possui 13 C&VB's, cujas sedes estão nas cidades polos de regiões estratégicas. Para ampliar a representatividade, solidificar a credibilidade e o poder de geração de negócios, os C&VB's de Santa Catarina, com o incentivo do governo do Estado, criaram em 2004 a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Santa Catarina. O órgão tem como missão auxiliar os C&VB nas políticas de ação que objetivam a captação de eventos e a atração de visitantes, além de fomentar o desenvolvimento do turismo como atividade econômica, social e cultural, tendo como base as características regionais de cada bureau filiado.

Objetivos e metas

O Costa Esmeralda Conventions & Visitors Bureau tem por objetivo captar e gerar eventos e congressos de alcance regional, nacional e internacional para os associados e municípios. A associação também atua como órgão de apoio na realização e organização de eventos, bem como no aprimoramento dos já programados no calendário e que se enquadram nos objetivos traçados pelo Costa Esmeralda Conventions & Visitors Bureau.

Manter intercâmbio técnico, cultural e social com entidades similares no âmbito regional, nacional e internacional; associar-se a elas, visando o interesse e os objetivos do Costa Esmeralda Conventions & Visitors Bureau.

 

Promover e apoiar a qualificação dos recursos humanos que atuam nas atividades turísticas e de eventos através de cursos, debates e pesquisas, por si, ou através de convênios com instituições de ensino e outras entidades parceiras.

 

Desenvolver ações de promoção do destino e dos atrativos turísticos das cidades, com o objetivo de oferecer opções de lazer aos visitantes da região, antes, durante e depois dos eventos.

 

Colaborar, ao lado de outras entidades ligadas ao segmento do turismo e entretenimento, com os poderes públicos como órgão técnico, consultivo e deliberativo no estudo e solução de problemas relacionados com o setor.

 

Atuar como órgão estimulador do fomento do setor do turismo, aproximando seus associados com outras entidades que trabalham em torno do mesmo objetivo.

Equipe