• Michela França

Como a presença digital do seu negócio pode aumentar suas vendas?




A internet transformou a maneira como vivemos, nos relacionamos socialmente e, claro, como consumimos. Não é de hoje que a presença digital se tornou uma importante ferramenta para que os negócios ganhem relevância e autoridade, atinjam novos públicos e, por último, façam mais vendas.


Independente do segmento de mercado, estar presente nos meios digitais se tornou muito mais do que um capricho. Hoje já é uma necessidade. Na verdade, é lógico de se pensar: você precisa fazer o seu negócio chegar até as pessoas. E, atualmente, as pessoas estão na internet. Por que não se aproveitar disso? É a maneira mais objetiva de chegar até seu público, seja ele qual for.


No turismo, a presença digital se tornou ainda mais essencial e com ela, o marketing digital no turismo. Na maior parte das vezes, o potencial cliente do seu produto não está nas proximidades no momento de tomada de decisão. As reservas online com antecedência estão cada vez mais caindo no gosto do público.


Por isso, elaboramos uma série de dicas para te auxiliar a melhorar a presença digital do seu negócio. Confira nossas sugestões a seguir.


Tenha o seu negócio em ferramentas de marketing local


Muito além das redes sociais. Você já ouviu falar em marketing local? Apesar de não ser uma ferramenta tão popular entre o público geral, profissionais da comunicação apontam ele como essencial. Na verdade esse deveria ser o primeiro passo na presença digital de qualquer empresa.


Através de ferramentas como o Google Meu Negócio (do inglês, Google Business), você cria uma espécie de cartão virtual da sua empresa. Ele nada mais é do que a primeira presença do seu negócio em meios como o motor de busca do Google ou a localização no Maps.


Tente, por exemplo, pesquisar por Costa Esmeralda CVB no Google. Você verá o nosso card com informações essenciais, localização, contatos, postagens de atualizações e fotos.




Além de ser o seu cartão de visitas virtual, o Meu Negócio irá auxiliar o seu público a chegar até o seu negócio por meio de aplicativos como o Maps.





No turismo, é uma segurança para o cliente. Uma certificação com alta credibilidade que indica a presença física real do seu negócio. Para muitos, a falta de informações digitais como essa pode ser um fator decisivo para acabar abortando a negociação.


Se deseja saber mais sobre marketing local, como implantá-lo no seu negócio e como ele pode te auxiliar, confira o conteúdo: O que é marketing local e qual a importância para a sua empresa?


Defina quais canais de comunicação sua empresa deve estar


Os canais de comunicação são os principais responsáveis pelo posicionamento da sua empresa na internet. Além de atrair a atenção de possíveis novos clientes. Eles também servem para fidelizar, quando proporcionam uma experiência positiva da marca com os clientes.


Por isso, é importante saber onde estão os seus clientes e como eles consomem conteúdos digitais. Instagram, Facebook, WhatsApp, LinkedIn, Pinterest, YouTube, website ou blog e emails são só alguns exemplos. Além disso, analise explorar possíveis novas formas de comunicação, como o recente canal de podcasts do Spotify ou até novas redes sociais como o Clubhouse. Tudo depende do seu mercado.


Definidos os canais de presença digital, tenha em mente essa dica: quem não é visto, não é lembrado. Se você resolver criar um canal de comunicação para o seu negócio em uma rede social ou gerar conteúdos para o seu site, lembre-se de fazer isso com frequência. Afinal, se não fizer, o público pode acabar interpretando a ausência com maus olhos. Nesse caso, a estratégia que deveria lhe auxiliar vai acabar te prejudicando.


Quer saber mais sobre canais de comunicação e como a sua empresa deve se posicionar neles? Confira o conteúdo: Em quais canais de comunicação online a empresa precisa estar?


WhatsApp: mantenha um canal de atendimento direto com o seu público


Principalmente no Brasil, o WhatsApp é o novo telefone. O aplicativo de mensagens instantâneas é um canal de comunicação direto entre a empresa e os clientes. Se você manter seu WhatsApp comercial ativo e respondendo com agilidade, ganhará cada vez mais credibilidade pelo público.


Por meio do WhatsApp, você pode resolver problemas de forma rápida e objetiva. Responder dúvidas de clientes potenciais, solucionar problemas de quem já consome seu produto ou serviço e até realizar novas vendas. Hoje, a criatividade é o limite.


No turismo, o WhatsApp se tornou uma das grandes ferramentas facilitadoras para os dois lados: o negócio e o público. Por meio de mensagens, as negociações se tornaram mais diretas. Sendo assim, é possível, por exemplo, evitar a utilização de plataformas que vão cobrar comissão em cima da venda. O desconto pode ser repassado ao consumidor ou aumentar os lucros do negócio.


Quer saber mais sobre como o WhatsApp pode aumentar a credibilidade do seu negócio e alavancar suas vendas? Confira o conteúdo Aumente o público do seu negócio com vendas no WhatsApp.


Seu negócio está situado na Costa Esmeralda? Então que tal se associar ao Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau? Somos uma associação sem fins lucrativos que congrega empresas e entidades ligadas direta ou indiretamente ao setor do turismo da Rota Costa Esmeralda, que abrange os municípios de Porto Belo, Itapema e Bombinhas.


Saiba como se tornar um associado aqui.




29 visualizações0 comentário