Temporada Gastronômica realiza oficinas de capacitação para restaurantes participantes

Restaurantes da Temporada Gastronômica Costa Esmeralda participaram de oficinas de capacitação para a construção da identidade cultural e composição dos pratos que vão integrar o festival.


A Temporada Gastronômica Costa Esmeralda, por meio do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e do Sebrae/SC, realizou oficinas de capacitação aos restaurantes que vão participar da 2ª edição do festival, que tem os aspectos culturais como um dos seus principais diferenciais.


Responsáveis dos restaurantes participantes da 2ª Temporada Gastronomia participam de capacitação.


As capacitações proporcionaram aos restaurantes de Bombinhas, Porto Belo e Itapema a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura local e como construir pratos que expressem essa identidade.



Prato desenvolvido durante workshop.Foto: Prefeitura Municipal de Itapema.


O evento tem o importante apoio dos setores culturais e de turismo das três prefeituras municipais que compõem a Costa Esmeralda. As secretarias de cultura estão apoiando o evento desde as capacitações até o incentivo à participação dos artesãos no evento, outra importante ação, de integrar produtores locais junto com os estabelecimentos da gastronomia.



Exposição de artesanato e produtos locais. Foto: Prefeitura Municipal de Itapema.


A primeira oficina com a programação cultural da Temporada Gastronômica 2021 aconteceu no dia 09/09, na Fundação de Turismo de Porto Belo. Na ocasião, foi realizada uma palestra com participação das Secretarias de Cultura dos três municípios e dos restaurantes que compõem o festival gastronômico.


Além da apresentação da nova edição do festival aos restaurantes, a Presidente da Secretaria de Cultura de Porto Belo Cristiane Jesus apresentou a ligação da gastronomia com a identidade cultural. Em sua fala, Cristiane destacou: "Coca-Cola eu bebo em qualquer lugar do mundo", se referindo aos diferenciais que a valorização cultural pode trazer aos restaurantes. Segundo ela, “ao menos uma vez [os visitantes] desejam comer algo da identidade do nosso povo”.


Palestra da Cristiane Jesus, presidente da Secretaria de Cultura de Porto Belo.


Por último, Gabriela Lais Becker, Técnica em Turismo e Tábata Lauata Torres, Diretora de Cultura de Bombinhas, realizaram uma apresentação sobre cultura e patrimônio no município.


Palestra de Gabriela Lais Becker - Técnica em Turismo e Tábata Lauata Torres - Diretora de Cultura de Bombinhas.


Já a segunda oficina, aconteceu no Restaurante Dax Bombas, em Bombinhas, no dia 13/09. A palestra foi ministrada pelo Chef Sergio Hening, que abordou os aspectos da gastronomia intuitiva. Desde a criação do menu exclusivo para o evento gastronômico até os conceitos de empratamento, interação, tendências e ideias. Segundo Sérgio, o diferencial da gastronomia é a criação, buscando novas experiências e sabores, proporcionando mais do que os menus padrões.



Palestra do Chef Sergio Hening.


A última etapa foi realizada no Bistrô das Ostras - Itapema Beach Resort (Plaza), em Itapema, no dia 16/09, onde aconteceu o Workshop Experiência na Cozinha.



Aula show com Chef Sergio Hening. Crédito de imagem: Prefeitura Municipal de Itapema.


A oportunidade contou com uma aula show ministrada pelo Chef Sérgio Hening, além de uma palestra com Alan Claumann, do Sebrae, falando de produtos de origem catarinense.


Palestra de Alan Claumann. Foto: Prefeitura Municipal de Itapema.


O Bistrô das Ostras fica situado no Itapema Beach Resort, em frente a praia do Plaza, em Itapema. O restaurante estará aberto ao público a partir de dezembro. A especialidade do bistrô, como o nome sugere, são as ostras, ainda que apresente outras diversas opções de frutos do mar e drinks.



Restaurante Bistrô das Ostras. Foto: @bistrodasostras.


A Temporada Gastronômica 2021 é a segunda edição do festival gastronômico que movimenta o setor gastronômico e cultural de Bombinhas, Porto Belo e Itapema, os três municípios que compõem a Costa Esmeralda. Para esta edição, é esperada a participação de 29 estabelecimentos durante os 24 dias de festival. O evento é uma realização do CVB Costa Esmeralda, com co-realização das prefeituras municipais e Sebrae, patrocínio do banco Sicredi, Supermercado Koch e Porto Belo Outlet Premium, com a elaboração, gestão de projetos e design de TL Gestão e Feat Design. A primeira edição do festival aconteceu em 2019.


Lista de restaurantes participantes:


  • Canto do Macuco Bombinhas;

  • DAX Bombas Bar temático Bombinhas;

  • Dois Amores Coffee & Wine Bombinhas;

  • Espaço Gastronômico Jardim Alquimista ( Hamburgueria) Bombinhas;

  • Espaço Gastronômico Jardim Alquimista (Pizzaria) Bombinhas;

  • Forno e Brasa Burgers and Beers Bombinhas;

  • Green House Resto Bar Bombinhas;

  • Holland Café Bombinhas Bombinhas;

  • Pátio Bombinhas Bombinhas;

  • Petiscaria Dos Ingleses Bombinhas;

  • Sushi Bar Ganesh Bombinhas;

  • Tatuíra Petisqueira Bombinhas;

  • Tomatino cantina italiana Bombinhas;

  • Atelier confeitaria e café Itapema;

  • Bar e Petiscaria XXIII Itapem